segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Voluntários auxiliam Secretaria de Meio Ambiente de Garanhuns

Com o intuito de intensificar as ações na área ambiental e proporcionar conhecimento, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Garanhuns conta, atualmente, com quatro voluntários que colaboram com as atividades rotineiras. Os voluntários foram selecionados por meio de edital lançado no mês de julho deste ano. Segundo o titular da pasta, Renato Mattos, a seleção superou expectativas.

O objetivo do serviço voluntário é oferecer uma oportunidade na formação e obtenção de experiências para estudantes da graduação ou profissionais já formados e contribuir com a gestão ambiental do município. Os voluntários exercem seus serviços de maneira formalizada através de contrato de voluntariado, em acordo com a Lei Lei 9.608/98 e vêm desempenhando atividades do dia a dia da Secretaria, desde os tramites burocráticos e atendimento ao público, até a participação na avaliação técnica de requerimentos e na elaboração de projetos de captação de recursos.

Ainda segundo o titular da pasta, os estagiários vêm demonstrando boa aptidão ao trabalho voluntariado e já participaram de diversas atividades importantes, inclusive na elaboração de projetos submetidos ao Governo Federal, por meio do Sistema de Convênios (Siconv), para captação de recursos para finalidades ambientais em Garanhuns.

Wandro da Silva, 36 anos de idade, é um deles. Formado em Engenharia Agronômica e pós-graduando em Educação Ambiental, está tendo a primeira experiência profissional na área ambiental. “Trabalho duas vezes por semana aqui e estou bastante entusiasmado. Espero adquirir novos conhecimentos e ganhar espaço no mercado de trabalho”, diz.

Integram o grupo o engenheiro ambiental Anderson Philipy Cabral, que também é especialista em Planejamento e Gestão Ambiental e mestre em Engenharia de Processos; Cleber Vinícius Brito, estudante de Medicina Veterinária e Verônica Costa Dias, estudante de Engenharia Civil.


Além dos quatro voluntários, há ainda dois estudantes da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga) que exercem ação na Secretaria de Meio Ambiente na forma de estágio, sendo um deles estudante de Direito (Carlos Felipe da Silva) e outro de Engenharia Civil (Victor Rafael).

Nenhum comentário:

Postar um comentário