terça-feira, 11 de agosto de 2015

Impacto dos Agrotóxicos na saúde do trabalhador é debatido no IPA

O Seminário “Impacto dos Agrotóxicos na Saúde do Trabalhador e no Meio Ambiente” começou à 09h00 desta terça-feira (11/08), na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). O evento é dividido em duas partes. Pela manhã, haverá uma palestra temática seguida de debate e, no período da tarde, acontecerá a reunião do Fórum Pernambucano de Combate aos Efeitos do Agrotóxico na Saúde do Trabalhador e do Meio Ambiente.

A iniciativa integra as ações do Fórum que realiza uma série de conferências para elaboração do Plano Estadual de Redução do Uso de Agrotóxico. A primeira delas aconteceu em junho, em Petrolina, da qual saiu a orientação para realizar eventos dentro das instituições participantes, a exemplo deste Seminário.

“A ideia é colaborar com Programa Nacional para Redução do Uso de Agrotóxicos (PRONARA), através de ações conjuntas, para proteger a população dos efeitos nocivos”, declarou a representante do IPA no Fórum, extensionista Maria Emília Barros.

A abertura do evento contou com o presidente do Instituto, Gabriel Maciel, e a palestra ministrada pela médica-pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Idê Gurgel. Participam do evento extensionistas, pesquisadores, gerentes, além de representantes de outros órgãos, tais como UFRPE e UFPE.

A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara), por meio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), ocupa cadeira no Fórum. A iniciativa é do Ministério Público do Trabalho, articulada com os ministérios públicos de Pernambuco e Federal. Ao todo, participam 47 entidades, entre elas, a Adagro e a Ceasa, também vinculadas à Secretaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário