segunda-feira, 27 de julho de 2015

Anatel e Polícia Federal fecham rádios piratas e Saloá e Bom Conselho

A Polícia Federal (PF) e a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) estão realizando diligência em várias Rádios Piratas no Agreste pernambucano, e na última semana várias emissoras foram fechadas. Entre os alvos das denúncias estão as rádios nos municípios de Saloá e Bom Conselho. Segundo a ABERT – Associação Brasileira de Rádio e Televisão, as emissoras estão atrapalhando o sinais das rádios que operam regularmente, além de cometer crime federal e dificultar o mercado publicitário, uma vez que as piratas vendem comerciais com preços diferenciados das emissoras regularizadas

Entre as emissoras alvos de denúncia estão as rádio Agreste FM, de Bom Conselho e Saloá FM, no município de Saloá. Em Saloá já foi emitido uma licença provisória para funcionamento de uma Emissora de Rádio. Contudo a licença não está em nome de nenhuma das que estão operando o sinal.

Esta não é a primeira vez que a emissoras ilegais foram fechadas em Pernambuco. Em outubro de 2014, uma diligência fechou cerca de 9 rádios piratas no Agreste e Sertão. Caso as rádios insistam na ilegalidade poderão ter o equipamento apreendido e o proprietário responderá por crime contra a União, podendo ser preso.

As rádios piratas já havia sido denunciada outras vezes, o que resultou nessa ação conjunta da Anatel com a Polícia Federal. Ações como estas, de combate à clandestinidade, que devem ser valorizados a cada dia. Não é justo que as emissoras legalmente outorgadas passem por rigorosos processos de autorização de funcionamento, paguem altíssimos valores cobrados pelo governo federal para poderem informar e entreter a população, enquanto que emissoras ilegais, sem nenhum comprometimento social fiquem impunes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário