terça-feira, 14 de abril de 2015

A revolução das Letras no seminário todos por Pernambuco

Poderíamos considerar as discussões que ocorreram nos Seminário Todos por Pernambuco, uma revolução das Letras e do pensamento humano, ou ainda um marco histórico na vida dos pernambucanos. Pois nunca a humanidade pôde participar tão ativamente de um planejamento governamental como o que vem acontecendo na atualidade. Não quero aqui tecer elogios à gestão PSB, até porque, tenho muita divergência nesta política de continuísmo e manutenção do poder. Mas só hoje pude dar conta de uma ato importante que marcou nossa história, e que por ventura coincidiu com o dia 10 de abril, quando o Seminário Todos por Pernambuco aportou em Garanhuns – exatamente 51 anos após a promulgação do Ato Institucional número 5 (AI-5). Passados mais de meio século a luta popular tomou outro viés, mas ainda continua se opondo aos governo e conquistando timidamente seu espaço.

No dia 10 de abril de 1964, jornalistas e cartunistas se viram cerceados de exercer suas profissões, por conta de um regime ditatorial e opressor. Publicações como o Jornal da Manhã e o Pasquim passaram a ser alvos de um governo arrogante, que para se manter no controle, torturou e matou tantos inocentes que discordavam se suas ideologias. Mas ainda hoje, precisamos de uma para viver. Seja de esquerda, direita, centro ou mesmo da indiferença. Sempre buscamos nossos interesses, por vezes individuais ou coletivos. A luta mudou de cara, mas o foco é sempre a conquista de algo para alguém.

No Seminário todos por Pernambuco, muitas propostas foram apresentadas no calor da discussão, movidas por paixões, desejos ou simplesmente pelo fascínio de estar do outro lado e poder criticar quem ousa se expor, ou “dar a cara a bater”. Foi um momento ímpar. Algumas vezes tenso, quando um determinado líder comunitário exigia que um secretário de governo o escutasse. Outras vezes cômico, com um líder estudantil provocando outro secretário que não lhe atendeu, sem que este tivesse sido procurado. Mas foi sem dúvida um encontro diferente dos que ocorriam nos anos de chumbo. Deixou inquietações e esperanças. Foram centenas de proposta apresentadas para serem inseridas no plano de governo de Paulo Câmara. Proposta que foram escritas, memorizadas e arquivadas para que se possam cobrar seu cumprimento. Pernambuco está de parabéns, pois celebra a história com a conquista da democracia, a partir do diálogo e do saber de seu povo.

Um comentário:

  1. Antes de Paulo Câmara vir a Garanhuns o falecido ex Governador Eduardo Campos esteve por duas vezes aqui com esse Todos por Pernambuco, alias, foi ele quem iniciou a interiorização do Estado.Paulo Câmara está sendo um excelente aluno.

    ResponderExcluir