segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Marchas contra o terror reúnem mais de 2,5 milhões em toda a França

Uma maré humana de mais de um milhão de pessoas, entre elas dirigentes de 50 países, invadiu Paris ontem (11), que se transformou na capital do mundo em uma histórica manifestação em homenagem às vítimas dos jihadistas e em repúdio aos ataques que abalaram a França. Em toda a França, o número estimado de manifestantes foi de 2,5 milhões de pessoas.

Entre 150 mil e 200 mil pessoas marcharam em Lyon (centro), 115.000 em Rennes (oeste), pelo menos 100.000 em Bordeaux (sudoeste), 60.000 em Marselha (sul), entre outras cidades, segundo estimativas da polícia.

Com expressão grave e de braços dados com o presidente francês François Hollande, líderes mundiais lideraram a marcha, iniciada na Praça da República, pouco antes das 15h30 locais (12h30 de Brasília).

Entre eles estavam o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, o presidente palestino Mahmud Abbas, a chanceler alemã Angela Merkel, os reis da Jordânia, Abudullah e Rania, o premiê britânico David Cameron, e o colega espanhol, Mariano Rajoy, entre outros.

Alguns dirigentes saudaram os moradores de imóveis próximos e foram aplaudidos pela multidão. Meia hora depois do início da marcha, líderes mundiais e personalidades políticas francesas fizeram um minuto de silêncio em homenagem aos 17 mortos.

Logo depois, os dirigentes começaram a se retirar da manifestação, enquanto o presidente francês permaneceu no local, entre os manifestantes, e saudou e abraçou familiares das vítimas dos terroristas. (fonte: Diário de Pernambuco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário