quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Garanhuns realiza o primeiro Exopoflores

Com o intuito de fomentar o segmento da floricultura e de plantas ornamentais no município de Garanhuns, será realizado, no período de 11 a 14 de dezembro, o I Garanhuns Expoflores. O evento, que conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), acontecerá no Parque Euclides Dourado, localizado na avenida Júlio Brasileiro, no bairro Heliópolis, sempre das 9h às 21h.

De acordo com dados do Mapa, a produção de flores movimenta, por ano, cerca de R$ 4,3 bilhões no Brasil. Em Garanhuns, a produção de flores em escala comercial teve início no ano de 1960, com a família Notaro. Nesse período, a cidade foi considerada o maior produtor de cravos do Brasil. Posteriormente, foram introduzidos gladíolos, copos de leite e as rosas, já na década de 1970. No final dos anos 90 e início dos anos 2000 foram produzidos crisântemos, gipsófilas e rosas. Atualmente, a produção está bastante reduzida, devido a inúmeros fatores, entre eles: a concorrência da produção de flores de outros municípios de Pernambuco e de outros estados e o baixo nível tecnológico dos produtores.

Pensando em resgatar a produção e, principalmente, a comercialização, com vistas à impulsionar a geração de emprego e renda, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico formataram o Garanhuns Expoflores. Durante os quatro dias da feira, os participantes poderão participar de minicursos sobre Técnicas em Artes Florais, Bonsai, Arte Messiânica, Plantas para Interior e Compostagem Urbana. Também serão ofertadas palestras, exposição de plantas e móveis de paisagismo e jardinagem.

“Outro diferencial desse evento é que ele foi elaborado para fortalecer essa cadeia que já foi tão importante no município, dessa forma, participarão do evento apenas empresas de Garanhuns que trabalham nesse segmento, como produtores, sementeiras, floriculturas e lojas ligadas ao setor”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira.

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Epaminondas Borges Filho, diz que é preciso incentivar e apoiar os produtores locais nos seus respectivos negócios. “Essas ações fazem com que o segmento ganhe maior visibilidade na região. Sabemos que temos desafios, mas fatores naturais como o clima colaboram para que possamos resgatar a produção das flores e das plantas ornamentais aqui. E como o poder de compra aumentou, a expectativa é a melhor”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário