sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Defesa civil realiza oficina de qualificação em Garanhuns

Termina nesta sexta feira (05), em Garanhuns, o Módulo Agreste da Oficina de Ações de Defesa Civil. A capacitação iniciada ontem tem o objetivo de treinar os agentes de Defesa Civil com ações de gerenciamento de abrigos e simulado de evacuação, preparando a população para desenvolver prevenção e preparação para desastres, sejam eles naturais ou não. O encontro acontece no auditório da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), localizada na avenida Caruaru, nº 508.

Nos anos de 2009 e 2010, Garanhuns registrou fortes chuvas. Naquele momento, 130 famílias, instaladas em áreas de risco de desabamento de moradias e deslizamento de encostas, ficaram desalojadas. “Servirá para todos os tipos de situação, como enxurradas bruscas, por exemplo, que ocorrem aqui. Nossa expectativa é de participação intensa dos outros municípios”, registra o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Thiago Amorim.

A oficina faz parte da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC). Considerando que o município de Garanhuns, como qualquer outro, está suscetível a desastres naturais como a estiagem, as aulas irão contribuir na capacitação das pessoas que atuam diretamente com a população. Foram convidados mais de 50 municípios, sendo 25 do Agreste Meridional e 26 do Agreste Central. A oficina faz parte do cronograma de trabalhos periódicos da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), numa parceria com a Prefeitura de Garanhuns e apoio do Ministério da Integração Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário