quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Atenção Básica de Saloá obtêm classificação muito acima da média no PMAQ

Enfermeira Juliana Cavalcante - coordenadora de Atenção Básica
O Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (MS) divulgou os primeiros municípios certificados no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Entre os municípios de Pernambuco destaca-se Saloá que teve classificação acima da média e muito acima da média, parâmetros utilizados pelo Ministério da Saúde para avaliar e incentivar os Programas de Atenção Básica, Saúde Bucal e o NASF

A ação do Ministério da saúde é resultado do monitoramento no ano de 2013. Para receber essa certificação a Secretaria de Saúde de Saloá, por meio da Atenção Básica desenvolveu grande esforço cumprindo as determinadas pelo PMAQ. Foram 4 fases: 1ª)adesão voluntária das equipes; 2ª)autoavaliação do processo de trabalho e desenvolvimento para a qualificação do cidadão; 3ª)autoavaliação externa do desempenho das equipes e da gesta da infraestrutura e 4ª) Recontratualização.

A qualificação do município no PMAQ leva em consideração a seguinte pontuação: 1)desempenho insatisfatório (o município é suspenso do repasse mensal de 20%); desempenho Médio ou abaixo da média (permanece a manutenção dos 20%); 3)desempenho acima da média (ampliação dos 20% para 60%) e 4)desempenho Muito Acima da Média (ampliação de 2% para 100%).

Segundo a Enfermeira Juliana Cavalcante, Coordenadora de Atenção Básica de Saloá, os resultados do PMAQ demonstram o empenho dos profissionais em cada uma das Equipes de PSF, Saúde Bucal e NASF. “Este ano foi de muito trabalho e esforço para nós da Atenção Básica para que a comunidade tivesse atendimento de qualidade e obter um resultado satisfatório no programa, gerando recursos para o nosso município. Estamos felizes com esta conquista e parabenizamos todos os profissionais de saúde envolvidos”. Destacou Juliana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário