terça-feira, 25 de novembro de 2014

Em Garanhuns ambientalistas saem em defesa das nascentes

Criada com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população para a importância das áreas naturais, divulgando e estimulando a conservação da biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas, a Ong Econordeste vem desempenhando um papel fundamental na recuperação de nascentes dos Rios Mundaú e Paraíba do Meio. Fundada em agosto de 2008 como associação civil, de direito privado, seus membros compartilham um mesmo desejo de colaborar com a aplicação de uma política ambiental e socialmente justa, que vise melhorar a vida das pessoas a partir da preservação da natureza e o uso sustentável dos recursos naturais. Nesse sentido a Econordeste atua em sete (07) seguimentos: desenvolvimento sustentável; educação ambiental; vigilância ambiental; técnico-científica; conservacionista; prestação de serviços e educativo cultural.

A atuação dos ambientalistas resultou na aprovação de diversos projetos no campo da educação ambiental, preservação do patrimônio natural, manejo e recuperação de nascentes. Destacando-se os Projetos Fehidro 2011 (que tem o financiamento do Governo do Estado, por meio da Agência Pernambucana de Águas e Clima – APAC) e o Águas de Garanhuns (patrocinado pela PETROBRAS, por meio do programa Petrobras Socioambiental).

O Projeto “FEHIDRO”, aprovado em 2011 contempla a recuperação de áreas no entorno de cinco nascentes na zona rural de Garanhuns, favorecendo a re-vegetação da mata ciliar, e conseqüentemente, melhorando as zonas de amortecimento e captação/infiltração da água. As nascentes são integrantes da Bacia Hidrográfica do Rio Mundaú e estão localizadas nas fazendas Trindade e Brejo da Jussara, no sítio Muchila e no Parque Natural Municipal das Nascentes do Mundaú. Já o Projeto “ÁGUAS DE GARANHUNS” iniciado em abril de 2014 tem por objetivo recuperar áreas de preservação permanente (APPs) e entorno de três nascentes nos sítios Cruz, Oiteiro e Olho D’água. Embora localizadas na zona rural, todas estas nascentes são fundamentais para a vida dos agricultores que utilizam suas águas para todo tipo de uso.

Desde que foi criada a Ong Econordeste abraçou integralmente a causa ambiental, participando de palestras em escolas de Garanhuns, além dos municípios de Paranatama, Salá e Canhotinho. É membro atuante do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA) com o qual, realiza anualmente o Concurso Escolar de Educação Ambiental. Também representa o Agreste Meridional no Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga no Estado de Pernambuco – CRBCAA, tendo acento definitivo por Decreto do Governo do Estado. A idoneidade dos seus ativistas estimula parcerias com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Governo do Estado e Poder Judiciário.

Uma preocupação constante da Econordeste está em formar a nova geração, de cidadãos comprometidos com a preservação ambiental e o uso racional dos recursos naturais, razão pela qual atua intensamente junta às escolas da rede municipal, promovendo palestras e atividades de campo, em que são realizados plantios de árvores nativas. Do ponto de vista técnico, são feitos regularmente coletas de água para análise em laboratório, coleta e seleção de sementes para geração de mudas, Identificação de fauna e flora, além de cercamento de áreas para proteção das nascentes. Em alguns casos, os proprietários são contemplados com sistemas de irrigação e aração de terras, como forma de compensação ambiental. Mesmo sendo uma organização não governamental é comum receber queixas e denúncias da população em relação a infrações contra o meio ambiente, casos que são encaminhados para as autoridades locais como Prefeitura e CPRH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário