sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Nasf de Saloá participa do Seminário regional da rede de atenção psicossocial

A equipe do Nasf de Saloá está participando do primeiro Seminário da Rede de Atenção Psicossocial do Agreste. O evento acontece na sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Garanhuns e conta com a participação de assistentes sociais, psicólogos, médicos e terapeutas de cerca de 18 municípios pernambucanos.

Com o tema: Cuidando do sujeito em sua singularidade – crack, álcool e outras drogas, o seminário tem por objetivo discutir o processo de trabalha para a implementação da rede de atenção e a mobilização dos profissionais de saúde no cuidado integral com os usuários e familiares do sistema. O evento é promovido pela Gerência de Atenção em Saúde Mental do Estado (GASAM) que dividiu o Agreste em três cidades pólos: Angelim (que reúne 9 municípios), Aguas Belas (5 municípios) e Garanhuns (7 municípios).

Segundo Márcia Gonçalves Neto, que é referência técnica estadual da GASAM, os municípios devem buscar a qualificação continuada dos profissionais que lidam diretamente com usuários da rede de proteção psicossocial. “O seminário trás para discussão o crack, álcool e outras drogas. E é preciso que as Unidades de saúde entendam o perfil desses usuários para poder agir de maneira a cuidar do dependente e acompanhar as famílias”, disse a técnica.

A discussão sobre a rede de assistência psicossocial chega para Saloá, num momento em que estão sendo feitos os ajustes para a inauguração do CAPES (Centro de Atenção psicossocial). Para a assistente social Vaneska Sipriano, que faz parte da equipe do Nasf de Saloá, o Seminário fortalece a política pública para atender pessoas com saúde mental comprometida e dependentes químicos. “Estamos vivenciando um momento em que o Hospital Providência, a exemplo de outros manicômios está sendo fechado e cada município precisa cuidar melhor de seus dependentes químicos e pessoas com transtornos mentais. Nesse sentido, por orientação do prefeito Ricardo Alves, estamos terminando os ajustes para inaugurar o nosso CAPES, o que deverá acontecer ainda este ano”, disse Vaneska.

Nenhum comentário:

Postar um comentário