terça-feira, 29 de julho de 2014

Prefeito Ricardo reconhece valor do professor e paga reajuste legal de 8.32% do salário

(25) uma palestra motivacional com o Presidente do Trabalho Regional do Trabalho do Maranhão, desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, natural de Jupi (PE). Ele veio à convite da secretária de Educação, Josevalda Cavalcante e proferiu palestra com o tema: “Direito ao trabalho: dever do Estado, direito do cidadão, tarefa do professor”. O encontro aconteceu no auditório do Colégio São Vicente, que ficou superlotado de expectadores para ouvir o magistrado.

A secretária Josevalda introduziu a fala do desembargador lembrando momentos em que compartilharam em sua terra Jupi e a importância dos valores adquiridos na escola.

O desembargador Luiz Cosmo preferiu tratar em sua palestra sobre as oportunidades que a vida oferece e o sacerdócio do ofício de professor. Ele lembrou que as relações trabalhistas no Maranhão são mais complexas que em Pernambuco. “No Maranhão a realidade é bem diferente que Pernambuco. Lá as pequenas propriedades geralmente tem o tamanho das menores de Pernambuco e esses latifundiários continuam, muitas vezes, por se utilizar de mão de obra semi-escrava, ou mau pagas”. Ele destacou ainda que a vasta área territorial dificulta em muito a fiscalização por parte do Ministério do Trabalho.

Aproveitando o momento em que estavam a maioria dos professores, o prefeito Ricardo Alves (PMDB) de Saloá anunciou que pagará o reajuste de 8.32% e o retroativo a este reajuste. Segundo Ricardo, desde o início deste ano que vem procurando uma forma de efetuar esse reajuste, mas a folha de pagamento não permitia, principalmente por conta das reduções no FPM.

“O reajuste de 8.32% é uma determinação legal. O que estamos fazendo é reconhecendo o profissional da educação, para o qual sempre temos um olhar especial. Afinal, é pela educação que começa a transformação da sociedade e para garantirmos uma educação de qualidade para o povo de Saloá, precisamos reconhecer os professores pagando o que eles de fato merecem”. Destacou o prefeito Ricardo.


Ele brincou com o desembargador, dizendo que aproveitou o momento para anunciar o reajuste. Doutor Luiz Cosmo disse que ficou honrado com a atitude do prefeito. “Me sentir honrado ao presenciar esse anuncio do prefeito, pois não é comum ver esse tipo de postura. Saloá está de parabéns”. Disse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário