segunda-feira, 21 de julho de 2014

O que será da cultura de Garanhuns após o Festival de Inverno?

O clima de cultura, proporcionado pelo Festival de Inverno de Garanhuns, motiva a crítica e reflexão sobre as produções deste segmento a nível municipal. O vereador Audálio Filho, presidente da Câmara de Garanhuns lembra que o Sistema de Incentivo à Cultura (SIC) foi criado pela Lei Municipal nº 3301/04, de sua autoria e que assegura a participação do comércio local para patrocinar os artistas da terra.

A lei visa incentivar, difundir, valorizar e preservar as artes e o patrimônio cultural de Garanhuns, uma vez que os incentivadores poderão fazer doações, patrocínios e investimentos em projetos culturais, que serão deduzidos do imposto devido ao município. Audálio, que está bastante envolvido no Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns (IHGG) destaca: “a lei do SIC é um marco na história da cultura municipal e uma conquista resultante da luta da classe artística”.

A Lei 3301/04 é sem dúvida um grande avanço. Contudo não têm fluído em Garanhuns, talvez por falta de entendimento dos artistas que não têm costume de ler editais para se habilitar a concorre-los, ou mesmo por parte dos comerciantes que preferem sonegar impostos à promover à cultura e os artistas da terra. O festival de Inverno vai passar logo, e esperamos que a produção cultural possa emergir das cinzas do FIG, e não simplesmente virar poeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário