quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Lombadas – um perigo nas cidades

Quem não conhece o chato e velho “quebra-mola”? A função teórica desse obstáculo do trânsito é muito simples: obrigar o motorista a diminuir a velocidade. Da seguinte forma: ou você pára por bem, ou seu carro para na marra. Isso é comum em muitas cidades. A sinalização é péssima, e os quebra-molas têm muitos, tamanhos e formas absurdas (quase um muro) e você muitas vezes só descobre que existe um quando já está passando por cima, destruindo seu carro e colocando sua vida em risco.

Ninguém quer quebra molas. Nem motoristas, nem os órgãos de trânsito. Uma contradição gritante nas cidades de médio porte, que insistem em caminhar na contramão do desenvolvimento. Os muros, quer dizer as lombadas têm servido muito mais para quebrar mesmo os veículos, que garantir a segurança do cidadão. Porém elas garantam que seu carro vá para o mecânico.


Em Bom Conselho, esse recurso tem servido bem aos mecânicos, a maioria sem nenhuma sinalização e o pior, muitos são construídos sem nenhum tipo de regulamentação, de modo que ninguém sabe o tamanho exato de cada lombada, ou mesmo a largura. E muitos os veículos só passam atravessados, um pneu de cada vez. Já pensou se não é hora de rever os valores. Motoristas precisam lembrar que também são pedestres e como tal, a prioridade do ir e ir, é do pedestre e não dos carros, até porque, não conheço nenhum carro por aqui que circule nas ruas da cidade sem depender de alguém. Motorista, respeito o quebra molas e principalmente, respeito o pedestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário